Infoglobo

Anac autoriza redução de tripulação em voos

Empresas terão de ajustar número de assentos ocupados por avião

RAPHAELA RIBAS raphaela.ribas@infoglobo.com.br

Com profissionais afastados pela nova cepa, agência libera aéreas a ter três tripulantes a bordo em vez de quatro.

Azul, Gol e Latam receberam autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar com menos comissários a bordo de seus aviões. A medida permite voar com três tripulantes, ao invés de quatro. Obriga, porém, um limite de 150 assentos ocupados em aeronaves para até 186 passageiros. As empresas deverão reacomodar viajantes em outros voos.

A demanda resulta do impacto do avanço da variante Ômicron entre os comissários de bordo, já que houve um salto no número de profissionais afastados de suas funções em razão da alta em casos de Covid. Como resultado, centenas de voos foram cancelados neste início de 2022.

Segundo a agência, os pedidos foram concedidos considerando o avanço da Ômicron e os impactos na disponibilidade de tripulantes.

As três grandes companhias somam 98,2% do mercado doméstico, de acordo com dados da Anac de novembro, os mais recentes divulgados.

A Azul foi a primeira a ser autorizada pela Anac, em 12 de janeiro. A permissão para a Gol saiu na segunda-feira. A da Latam foi concedida ontem, diz a Anac. A Latam disse que aguarda a confirmação oficial.

UM TRIPULANTE PARA 50

Pela regra, as empresas aéreas devem ter um tripulante para cada grupo de 50 passageiros. Com isso, para um voo sair com apenas três tripulantes, o limite deve ser reduzido a 150 passageiros. O efeito em ajuste de oferta de assentos vai variar conforme o tipo de avião usado por cada companhia aérea.

A Gol informou que nos Boeing 737-800 e 737 MAX 8, para 186 passageiros —e com quatro tripulantes —será avaliada a redução conforme a necessidade.

“A redução para três comissários será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros”, diz a empresa por nota. Segundo a companhia, até o momento, não houve voos cancelados devido à Ômicron e apenas um voo foi operado com três comissários e 130 passageiros.

Já a Azul voa com Airbus A320, que pode levar 174 viajantes, além do Embraer E195, para 118 passageiros. Neste caso, seria possível voar com dois tripulantes a bordo e cem passageiros.

A Azul também não esclareceu como serão organizados os voos e disse apenas, por nota que “somente fará uso desta autorização em casos de extrema necessidade para garantir o cumprimento de operações, sem prejuízo à segurança de voo”.

No caso da Latam, foram 43 voos cancelados ontem Ao todo foram 617 do dia 9 a 23 de janeiro.

A Anac diz que as companhias aéreas devem informar, a cada 15 dias, a relação dos voos com a redução no número de comissários.

A concessão de redução de tripulantes das empresas aéreas terá validade até 13 de março para a Azul, até 14 de março para a Gol Linhas Aéreas e até 17 de março para a Latam.

Primeira Página

pt-br

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281891596646347

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.