Infoglobo

AT&T e Verizon adiam lançamento de nova faixa 5G

Ativação de centenas de torres perto de aeroportos foi postergada devido a impasse no setor aéreo

WASHINGTON

AAT&T e a Verizon Communications concordaram em adiar temporariamente a ativação de centenas de torres de celular 5G perto de aeroportos dos EUA, prevista para hoje, em conversas de última hora com autoridades do governo para limitar potenciais interrupções de voos.

Em comunicado, o presidente Joe Biden elogiou a medida. “Este acordo evitará interrupções potencialmente devastadoras nas viagens de passageiros, operações de carga e nossa recuperação econômica, permitindo que mais de 90% da implantação da torre sem fio ocorra conforme o programado”, disse.

Biden disse que o governo “está engajado com operadoras de telefonia móvel, companhias aéreas e fabricantes de equipamentos de aviação para traçar um caminho para que a implantação do 5G e a aviação possam coexistir com segurança”. As negociações continuarão, disse ele, “até fecharmos a lacuna restante e alcançarmos uma solução permanente e viável em torno desses aeroportos importantes.”

As empresas vão expandir as zonas em torno de dezenas de aeroportos onde os sinais 5G não serão permitidos, disse uma fonte a par da negociação. As empresas disseram estar limitando voluntariamente o serviço nos aeroportos.

A tecnologia 5G mais rápida opera em frequências adjacentes aos equipamentos das companhias aéreas, o que levou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) a ordenar restrições de voo em algumas aeronaves que operam perto das torres de celular, principalmente durante pousos.

Economia

pt-br

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281809992267723

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.