Infoglobo

Refresco para 50 graus

Cidade registrou a maior temperatura entre as capitais do país

CAROLINA CALLEGARI E CÍNTIA CRUZ granderio@oglobo.com.br

O mergulho no Arpoador ajudou a enfrentar temperatura e sensação térmica recordes na cidade — 39 e 50,8 graus. O calor deve continuar em todo o país até o fim de semana.

“Ué! Não pediram sol e calor? Tá aí! Agora aguenta”. A brincadeira do prefeito do Rio, Eduardo Paes, nas redes sociais, foi postada às 14h50 de ontem. Era o reflexo do que o carioca comentava desde cedo: que calor é esse? Os termômetros da capital, ao longo da terça-feira, passaram dos 39 graus, mas a sensação térmica foi ainda maior e atingiu 50,8 graus. Foram as maiores temperatura e sensação térmica do ano, segundo o Sistema Alerta Rio.

A mínima registrada ontem foi de 22,5 graus, às 5h45, na estação Alto da Boa Vista. A máxima foi de 39,2 graus, em Santa Cruz, Zona Oeste, às 16h15.

O cenário é resultado da combinação do calor com umidade na atmosfera, diretamente ligada à sensação térmica, explica a meteorologista do Alerta Rio Raquel Franco. No verão, quando não há a intervenção de outros fenômenos, como frentes frias, as altas temperaturas são esperadas para o mês de janeiro.

—Devemos passar dos 40 graus. A sensação térmica é difícil prever —diz a meteorologista. —A sensação térmica é potencializada quando está mais úmido, quando a gente tem uma sensação de mais abafado.

O dia foi de calor forte também em várias capitais do país. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em São Paulo a máxima chegou a 33,4 graus. Em Belo Horizonte, cravou os 30. Depois do Rio, a temperatura mais alta foi registrada em Cuiabá: 35,1 graus.

Se parecia haver quase um sol para cada um na cidade, também tinha um cantinho com água para se refrescar. Quem foi às praias da Zona Sul encontrou um mar cristalino, convidando para um mergulho. Paulista, a estudante de Design Vera Aimée Nomura Pretyman, de 22 anos, passou o dia na Praia do Arpoador com o namorado, o diretor de fotografia Luca Vannucci, de 24, que é carioca.

—Estava incrível o dia inteiro. Faz tempo que eu não ia lá e aquele lugar tem uma conexão afetiva forte. Foi um dia muito especial —diz ela.

A previsão é que o calor continue de hoje a sábado em todo o país. No Rio, o céu fica claro a parcialmente nublado, e as temperaturas seguem estáveis, com a máxima acima dos 34 graus.

Primeira Página

pt-br

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281539409328075

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.