Infoglobo

TURMA DA MÔNICA NO COMBATE ÀS FAKE NEWS

MAURICIO DE SOUSA E JANUÁRIA CRISTINA ALVES LANÇAM HOJE NA BIENAL DO RIO LIVRO EM QUE ALERTAM CRIANÇAS E JOVENS SOBRE OS PERIGOS DAS NOTÍCIAS FALSAS

CARMEM ANGEL carmem.jacob@oglobo.com.br like,

Aluta contra a disseminação de fake news ganha mais uma turma aliada. O cartunista Mauricio de Sousa e a jornalista e escritora Januária Cristina Alves lançam hoje na Bienal do Rio o livro “#XôFakeNews”, com os personagens da Turma da Mônica Jovem refletindo sobre os perigos das notícias falsas e a necessidade de responsabilidade no ambiente digital. O lançamento terá um bate-papo, com transmissão on-line, às 11h, e participação da influenciadora Camila Coutinho, que também aparece na história.

— Estamos unidos nessa luta. Esse livro é uma enciclopédia do que se deve fazer para enfrentar essas mensagens desonestas e agressivas — diz Maurício, que ilustra a obra, escrita por Januária.

Os dois são amigos de longa data, desde que ele escreveu o prefácio do primeiro livro infantil da paulistana, em 1985. No novo trabalho, a personagem Tina, formada em jornalismo, decide criar uma página para combater a desinformação e é convidada a conversar sobre o tema com os alunos da escola de Mônica.

— As mentiras sempre existiram, mas as redes sociais ampliaram esse poder de fogo. A internet tomou um volume muito mais pesado, amplo e perigoso — aponta Mauricio, que iniciou sua carreira como jornalista aos 19 anos e conta que a Turma da Mônica é frequentemente atingida por materiais tirados do contexto ou alterados que rodam a internet. — É um assunto sério. Nosso departamento especializado está sempre pronto para tomar as medidas necessárias.

Januária Cristina Alves pesquisa educação e mídias há mais de 30 anos e acredita que a pandemia elevou dois inimigos: o vírus e a difusão massiva de notícias falsas, o que gera desinformação.

— A notícia falsa mata. É um problema mundial, a responsabilidade de combatê-la é de todos. A partir do momento em que você deu um está ajudando o algoritmo a divulgar aquela informação—diz a pesquisadora. —Não adianta tentarmos impedir a entrada das crianças na rede, então vamos ensiná-las a navegar com segurança para que possam construir uma rede diferente da que vemos hoje.

Para ajudar na conversa com os jovens, a personagem escolhida pelos autores foi a descolada Tina, que também aparecerá pela primeira vez no cinema, vivida pela atriz Isabelle Drummond no filme “Turma da Mônica: Lições”, que estreia no final do mês.

— Nós temos o cuidado de usar personagens adultos ou especialistas para falar sobre temas mais pesados. A Tina está por dentro do mundo da comunicação e da reação às notícias falsas— explica Mauricio.

AMBIENTE VIRTUAL

Outra interessada em fazer parte do combate às fake news é a influenciadora Camila Coutinho, que, em 2006, criou a página “Garotas Estúpidas”, hoje com quase 4 milhões de seguidores nas redes sociais. Ela entra na história trazida por Tina.

— A Tina foi buscar uma pessoa que tem experiência e vivência nas redes porque o virtual é outro mundo. Trafegar nesse espaço parece fácil e intuitivo, mas é um ambiente complexo — diz Januária, que já escreveu mais de 60 livros infantojuvenis e ganhou dois Prêmios Jabuti.

Segundo Caderno

pt-br

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282351158068967

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.