Infoglobo

SÁTIRA DO PORTA DOS FUNDOS É ALVO DE ‘MOÇÃO DE REPÚDIO’

NOVO ESPECIAL DE NATAL DO GRUPO, QUE RECRIA JESUS DIANTE DE DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA, RECEBE CRÍTICAS DE DEPUTADA DA BAHIA: ‘PÉSSIMA QUALIDADE’

Onovo especial de Natal do Porta dos Fundos — que será lançado no dia 15 de dezembro, na plataforma de streaming Paramount+ — se tornou alvo de críticas por parte de bolsonaristas e evangélicos nas redes sociais. Na Bahia, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL), que se descreve como “serva de um Deus vivo” no Instagram, apresentou uma moção de repúdio na Assembleia Legislativadoestado, contra oque ela define “como produto de péssima qualidade feito por quem apenas falhou na vida”.

Anteontem, o Porta dos Fundos divulgou o cartaz oficial e um teaser adiantando alguns detalhes sobre a obra intitulada “Te prego lá fora”. Em formato de animação, a produção de humor imagina dilemas de Jesus (dublado por

Rafael Portugal) durante a adolescência. Para enfrentar os desafios como um aluno novato na Escola Municipal Eva & Adão, o personagem deixa para trás o comportamento benevolente e se torna um “bad boy”, acreditando então que ninguém suspeitará que ele seja o Messias.

Num dos trechos do teaser, Jesus é questionado, por Lázaro,

se guardaria uma imagem pornográfica, como o desenho dos pés de uma mulher inscrito num pergaminho. Em outra cena, vai a um prostíbulo e diz: “Isso não é de

Deus”. Ao que outra pessoa afirma, apontando para uma das garotas de programa: “Na verdade, aquela mais alta ali é exclusiva de Deus”.

Quinze atores do grupo, como Gregório Duvivier, Fábio Porchat, João Vicente de Castro e Thati Lopes, participam da produção. Procurados pelo GLOBO, representantes do Porta dos Fundos afirmaram que irão se pronunciar sobre o assunto apenas na próxima segunda-feira, quando haverá um evento de divulgação do filme para a imprensa.

Desde 2013, o Porta dos Fundos publica especiais de Na talem dezembro, com sátirasreligiosas. Em 2019, o filme “A primeira tentação de Cristo”apresentou um Jesus aos 30 anos, acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat). À época, o especial despertou a reprovação de setores religiosos, que passaram a pedira censurado vídeo. Mais tarde, na véspera do Natal, em 2019, a sede da produtora, na Zona Sul do Rio, foi alvo de ataque, em que dois coquetéis molotov foram lançados contra a fachada do imóvel.

Em janei rode 2020, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que a produção fosse retirada do ar. Dias depois, o Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão e liberou a exibição do especial natalino. O filme de 2018, “Se beber, não ceie”, venceu o Emmy Internacional por melhor comédia.

Segundo Caderno

pt-br

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282269553690343

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.