Infoglobo

INFLUENZA: PERGUNTAS E RESPOSTAS*

A vacina oferecida nos postos de saúde protege contra quais subtipos do vírus?

Postos de saúde têm a trivalente, com vírus dos subtipos Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e do Influenza B. A vacina quadrivalente, oferecida na rede particular, dá proteção contra H1N1, H3N2 e duas linhagens da Influenza B.

A vacina atual é eficaz contra o H3N2 que circula pela cidade?

Esses estudos de efetividade da vacina são feitos depois da temporada. O vírus da gripe tem mutação esperada todo o ano. A H3N2 do início do ano era de outra cepa, diferente da que está circulando agora. Há expectativa de uma proteção cruzada, mas não é possível saber qual é essa diferenciação. Mas sim, é importante se vacinar, porque a imunização evita o desenvolvimento de casos graves da doença.

O tipo Influenza B é mais raro?

Há temporadas em que predominam H1N1 e H3N2, em outros momentos alternam-se os três subtipos. Em geral, em dez anos, 20% dos casos de Influenza são

ocasionados pelo tipo B.

Enquanto não há doses disponíveis na rede pública, quem pode pagar deve se vacinar na rede privada?

A recomendação de vacina de gripe é para todos acima de 6 meses. A Sociedade Brasileira de Imunizações sugere que todo mundo, se possível, seja vacinado. Quanto mais gente, melhor. Indivíduos saudáveis, de 18 a 40 anos, sem fator de risco, não são do grupo prioritário do Programa Nacional de Imunizações, mas há benefícios para todas as idades.

Quanto custa a vacina na rede particular?

Cerca de R$ 120.

Por que, mesmo vacinadas, muitas pessoas pegaram Influenza?

A vacina tem período de proteção conferida muito curto. Indivíduos são vacinados no outono para atravessarem o inverno com maior proteção. Passados seis meses, os níveis de proteção diminuem. Para algumas idades, como idosos, chega a zero. Então tem que vacinar todo ano para renovar a proteção e, além disso, o vírus sempre

pode mudar no ano seguinte.

O surto no Rio de Janeiro tem relação com baixa vacinação?

Está ocorrendo uma circulação extemporânea. Normalmente, o Influenza não circula no verão. A Covid predominou. Não houve temporada de gripe nem de outros vírus respiratórios em 2020. Em 2021, a incidência foi tímida no inverno. Com a retomada, volta às aulas, maior circulação das pessoas, os casos represados aumentaram de forma importante. Abriu-se a brecha para que esse vírus, mesmo fora da sua sazonalidade, voltasse a circular.

Quanto tempo deve durar o surto?

Não há como prever porque a situação é inédita. Nunca tivemos circulação no verão. Em geral, a temporada da circulação de Influenza dura de 6 a 8 semanas no invern

* Respostas elaboradas a partir de entrevistas com os médicos Filipe da Veiga (membro da Academia Americana de Pediatria) e Renato Kfouri (diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações).

Rio

pt-br

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282029035521767

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.