Infoglobo

Casos de gripe sobrecarregam rede de Saúde

Registros de pacientes com sintomas respiratórios saltaram 115% ao longo de novembro, segundo a prefeitura. Estoque de vacinas zerou na última sexta-feira, mas nova remessa de cem mil doses foi prometida para hoje

FELIPE GRINBERG E RAFAEL NASCIMENTO DE SOUZA granderio@oglobo.com.br (segundafeira),

Após servir de cenário para um motim de pacientes —que, sem conseguir atendimento na última segunda-feira, chegaram a tentar impedir a saída de uma médica ao fim de seu turno de trabalho —, a UPA de Rocha Miranda voltou, ontem, a viver momentos de transtorno. Pela manhã, quem chegava ao endereço era orientado por funcionários a se dirigir aos postos de Marechal Hermes, Irajá, Madureira e Costa Barros, também na Zona Norte. O GLOBO esteve na unidade de Rocha Miranda entre 8h40 e 10h, período em que pelo menos 20 pessoas, relatando sintomas como febre, dor no corpo e tosse, não conseguiram ser vistas por um médico. Mal refeita dos piores momentos da Covid, a rede pública de Saúde no Rio é pressionada por um surto de gripe.

SÍNDROME GRIPAL

Nas segunda metade do mês passado, a disseminação do vírus da Influenza provocou aumento de 400% no número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo estadual. A média de pacientes de síndrome gripal foi de 173 pessoas por dia, entre 15 e 20 de novembro. De acordo com o “RJTV”, a marca ontem chegou a 6 mil pessoas, número que nem no auge da Covid-19 foi atingido por uma mesma doença. No município, no intervalo de duas semanas, os registros de pessoas com sintomas respiratórios leves saltaram 115% em novembro: de 12 mil casos, entre os dias 7 e 13, para 25.700, de 21 a 27. Os dados são do Painel Covid da prefeitura.

Com o sistema sobrecarregado, repetem-se episódios como o da auxiliar de serviços gerais Renata de Jesus, de 46 anos. Ela visitou a UPA de Rocha Miranda anteontem, no dia em que houve conflito entre pacientes e médicos. Não conseguiu realizar a consulta e voltou ontem, pouco das 9h30, ainda com dores no corpo. Mais uma vez, a viagem foi frustrada. Acompanhada por uma amiga, Renata acabou conseguindo uma carona para a UPA de Irajá.

— Estive aqui em Rocha

Miranda ontem

mas não havia médico. Voltei de manhã, e fiquei até meio-dia. Uma médica ontem teve que sair. Mandaram que eu voltasse à noite, mas continuou sem médico. Agora também não. Estou no limite, não estou aguentando mais. Sinto muita dor no corpo. Me ajudem —desabafou.

Ao chegar à UPA de Irajá, Renata, moradora de Coelho Neto, soube que o único médico na unidade teve que sair para acompanhar um atendimento de ambulância, sem previsão de retorno:

—Vou ficar porque não estou aguentando. Há muita gente lá dentro. Tem umas 60 pessoas na minha frente. Me deram uma pulseira para eu aguardar.

VACINAS A CAMINHO

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, já foram vacinadas mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o Rio, mas, desse total, apenas 58,4% do público-alvo da campanha receberam o imunizante —o índice considerado ideal seria de 90% da população de crianças (de seis meses a 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Para complicar a situação, o estoque de vacinas foi zerado na última sexta-feira — o Ministério da Saúde anunciou a entrega de cem mil doses hoje e de outras 60 mil nos próximos dias.

As autoridades negam o déficit de profissionais nas 14 UPAs municipais e 28 subordinadas ao estado. Para dar contado aumento de pacientes devido ao surto de Influenza, os sistemas nas duas esferas buscaram alternativas. ASES instalou tendas nas unidades de Botafogo, de Marechal Hermes e da Tijuca—estão a caminho equipamentos do mesmo gênero para a Penha e Jacarepaguá.

A Secretária municipal de Saúde inaugura hoje, na Vila Olímpica do Alemão, às7h 50, seu primeiro polo de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A previsão é que sejam recebidos até 500 pacientes por dia. Está em estudo a implantação de outras estruturas na Barra, no Méier e em Madureira.

Rio

pt-br

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282007560685287

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.