Infoglobo

Reunião da Conitec termina em decisão contrária ao ‘kit Covid’

MELISSA DUARTE melissa.duarte@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA

AComissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou ontem o parecer que não recomenda o uso do kit Covid, ineficaz contra o coronavírus, em pacientes ambulatoriais, ou seja, não internados. Após cerca de cinco horas de debate, foram sete votos a favor e seis contra.

Quem virou a votação foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não participou da deliberação anterior, terminada em empate.

Junto ao órgão, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Conselho Nacional Saúde (CNS); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério; a Secretaria de Vigilância em Saúde se mantiveram a favor do relatório e, portanto, contra o uso do kit Covid.

Contrários ao parecer, ficaram a Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde Indígena (Sesai), de Atenção Primária à Saúde (Saps), de Atenção Especializada à Saúde (Saes)e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), além do Conselho Federal de Medicina (CFM).

No rol de medicamentos incluídos no documento como ineficazes, estão cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina. A reunião se estendeu duas horas além da previsão.

A decisão vai na contramão do que defende o governo Bolsonaro, favorável ao uso do kit. O Palácio Planalto chegou até mesmo a retardar a discussão, retirando o relatório de pauta.

Saúde

pt-br

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

2021-12-08T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281956021077735

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.