Infoglobo

NOVELAS, OBRAS ABERTAS

GRAVAR PERTO DA EXIBIÇÃO PERMITE MUDANÇAS DE ROTA DURANTE OVOO.ÉALGO QUE FAZ PARTE DA NATUREZA DO GÊNERO

Com a pandemia, tudo mudou no modo de se preparar as novelas na Globo. A próxima trama das 21h, “Um lugar ao Sol”, vai estrear toda gravada e terá pouco mais de cem capítulos, um formato diferente. Até os desfechos foram feitos com antecedência. Isso significa que, caso uma ou outra trama desagrade ou algum personagem secundário, ao contrário, surpreenda e caia nas graças do público, ajustes não serão possíveis. As séries americanas costumam chegar aos catálogos com todos os episódios prontos. Mas elas contabilizam um número muito menor de capítulos. Além disso, a televisão lá cancela sem piedade algo que não vai bem. Faz isso na saída, mesmo tendo investido milhões de dólares naquele programa.

Já as novelas são, por natureza, “obras abertas”. Elas exigem, claro, planejamento. Mas suas gravações tradicionalmente se desenrolam perto da exibição. Isso permite aos realizadores medir a temperatura e fazer mudanças de rota durante o voo. Além de tudo isso, as torcidas são fundamentais para fortalecer o laço afetivo do espectador com aqueles personagens. A margem para promover acertos durante a exibição significa frescor, diálogo com a plateia e, claro, mais calor.

O que houve com “Um lugar ao Sol” e também com “Quanto mais vida, melhor!” (a próxima das 19h) foi consequência das limitações impostas pela pandemia. Agora, como noticiamos aqui ontem, a Globo quer voltar à antiga forma de fazer. É uma sábia decisão.

Interesse

“Verdades secretas” 2 está fazendo sucesso no Globoplay. Em apenas quatro dias, 365 mil pessoas viram todos os dez primeiros capítulos. A novela também virou um fenômeno no Tik Tok. Há milhares de vídeos na rede social, com trechos de cenas, dublagens e mashups.

Apresentadora

Mariana Ximenes terá um programa de entrevistas no GNT. A atriz já tinha comandado um episódio do “Superbonita” no canal há 11 anos.

No universo paralelo

Os herdeiros da família imperial brasileira assinaram uma nota de repúdio contra “Nos tempos do Imperador" por “atacar a honra de Dom Pedro II e fazer investidas mentirosas contra sua memória”. O texto foi publicado nas redes da organização Pró Monarquia, que os representa. Só tem um detalhe: a monarquia já não existe no Brasil. E a novela é ficção.

Homenagem

O “Falas negras” deste ano terá a participação de dez artistas plásticos. Haverá gravações na exposição Yorùbáiano, de Ayrson Heráclito, no Museu de Arte do Rio. Além da Globo, irá ao ar no GNT e no Canal Brasil.

Par

Fernanda Rodrigues e Emilio Orciollo Netto viverão os pais de Letícia Braga no filme “Meninas não choram”, de Vivianne Jundi.

De volta

“The voice Brasil” reestreou na Globo com 22 pontos no Rio e 19 em São Paulo. Os índices foram maiores do que os da temporada anterior: 18 (RJ) e 17 (SP).

Segundo Caderno

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282406992564014

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.