Infoglobo

‘SELEÇÃO NÃO TEM ESPAÇO PARA PROFISSIONAIS HOMOFÓBICOS’

CAROL KNOPLOCH carolk@sp.oglobo.com

Renan dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, fechou as portas para o central Maurício Souza. Em novo contato com O GLOBO, o treinador se posicionou de forma contundente às declarações homofóbicas do meio de rede, desligado ontem do Minas.

Na noite desta terça-feira, ele foi surpreendido com a informação do afastamento do jogador pelo clube, quando procurado pelo GLOBO. Disse que iria se “inteirar sobre o assunto” e, ontem, atendeu novamente à reportagem, deixando claro que a seleção nacional “não tem espaço para profissionais homofóbicos”.

Por que quis ser mais contundente?

Por se tratar de um assunto extremamente relevante, procurei me informar sobre o caso no detalhe para me manifestar. E fiquei decepcionado. É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos. Acima de tudo preciso ter um time e não posso ter este tipo de polêmica no grupo. Não me refiro apenas aos atletas. É geral, para todos os profissionais.

O que achou das manifestações do Douglas sobre o caso?

Ele se tornou uma grande referência para a comunidade LGBT e quer levantar esta bandeira. Eu acho legal e o apoio. O que posso dizer é que Douglas faz tudo de coração. Ele é exatamente como se mostra, espontâneo.

Houve algum desentendimento entre eles na Olimpíada em Tóquio?

Nunca houve nada nesse sentido. Eu não permitiria, inclusive. O que ocorreu foi o boom do Douglas nas redes sociais. Ficamos muito felizes com o sucesso que ele alcançou. E em momento algum suas postagens atrapalharam o seu desempenho em quadra.

Como este episódio pode afetar a seleção brasileira?

Não irá afetar. Não tem ninguém convocado ainda. Eu lamento pela polêmica. Este é um assunto atual e que tem de ser falado. Não se pode admitir este tipo de episódio de novo.

Esportes

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282265258643246

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.