Infoglobo

Em post, jogador de futebol australiano se assume gay

Atleta do Adelaide United recebeu apoio de nomes como Piqué e Griezmann

CAMBERRA

Joshua Cavallo, jogador do Adelaide United, da Austrália, revelou ontem que é gay. Numa rede social, afirmou que estava pronto para compartilhar algo tão pessoal e ressaltou que pretendia apenas “jogar futebol e ser tratado com igualdade”:

“Não foi fácil chegar a esse momento, mas não poderia estar mais feliz com a minha decisão de me assumir. Eu estive lutando contra minha sexualidade por pelo menos seis anos e estou orgulhoso por não precisar mais fazer isso”, escreveu em comunicado.

O atleta conta que teve medo de assumir a homossexualidade porque pensava que não seria possível fazê-lo e continuar a carreira no futebol.

“No futebol, você tem apenas uma pequena janela para atingir o sucesso, e revelar isso poderia ter um impacto negativo. Como um jogador gay, sei que há outros vivendo no silêncio.

Quero ajudar a mudar isso para mostrar que todos são bem-vindos no futebol e têm o direito de mostrarem quem são de verdade”.

Joshua disse ainda que acha surpreendente que não há jogadores de futebol em atuação que sejam gays, não apenas na Austrália, mas em todo mundo. Por fim, agradeceu aos que o apoiaram, incluindo Adelaide United, que também publicou um vídeo com a revelação do jogador em seus perfis oficiais.

O Técnico do Adelaide, Carl Veart contou ao site News.com.au que Cavallo havia confidenciado a ele que era gay antes de se assumir publicamente pelas redes sociais. O treinador lembrou que a conversa aconteceu depois que ele notou o atleta de 21 anos agindo de maneira diferente durante a pré-temporada.

— Josh não vinha sendo ele mesmo. Nas conversas que tivemos, ele me confidenciou e eu o apoiei totalmente e o deixei confortável para seguir esse caminho.

Estava ansioso por este dia desde que Josh me contou. Estou muito feliz por ele e muito orgulhoso por ele ter feito isso —afirmou.

APOIO DE ATLETAS

Jogadores exaltaram a atitude de Joshua, entre eles, Gerard Piqué, do Barcelona, e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

“Não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, mas gostaria de agradecê-lo pelo passo que está dando. O mundo do futebol está atrasado e você está nos ajudando a avançar”, disse o zagueiro do Barcelona.

“Orgulhoso de você, Josh Cavallo”, ressaltou o atacante francês.

Outros clubes também manifestaram apoio ao atleta, como Juventus, Arsenal, Barcelona e Liverpool.

Esportes

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282256668708654

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.