Infoglobo

Capital dispensa hoje o uso de máscara em lugares abertos

Medida será adotada assim que nota técnica da Secretaria estadual de Saúde for publicada

RODRIGO DE SOUZA rodrigo.souza@oglobo.com.br

ASecretaria estadual de Saúde publica hoje, em edição extra do Diário Oficial, uma nota técnica com os parâmetros para os municípios que quiserem dispensar o uso de máscara em lugares abertos. A medida será condicionada a quando a vacinação completa atingir 65% da população total ou 75% do público-alvo (pessoas com 12 anos ou mais). Além disso, a cidade terá de estar classificada com risco “baixo” ou “médio” de transmissão da doença, de acordo com mapa elaborado pelo governo estadual. Na última edição do levantamento, todas as regiões fluminenses estavam dentro deste padrão.

— A cobertura vacinal deverá estar atrelada a indicadores epidemiológicos favoráveis. Se a cidade estiver com alto risco, a flexibilização será suspensa, apesar da imunização. E o município também pode adotar medidas mais restritivas, se assim desejar. Não estamos liberando o uso no âmbito estadual. Cada cidade vai decidir se quer dispensar a máscara ou não — explicou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Com a publicação da nota técnica do estado, o decreto da prefeitura do Rio que saiu ontem no Diário Oficial com as novas regras entra logo em vigor. Além de permitir a circulação sem máscara a céu aberto onde não haja aglomeração, boates e pistas de danças, fechadas desde o início da pandemia, poderão voltar a funcionar, mas apenas com 50% da capacidade. Outra flexibilização será nos estádios esportivos, que agora vão poder ter jogos com todos os lugares ocupados por pessoas completamente vacinadas ou que apresentem teste de antígeno ou PCR feitos nas últimas 48 horas. As festas em locais abertos terão autorização acontecer com até mil pessoas, desde que com máscaras.

—O nosso decreto obriga as pessoas a usarem máscaras em ambientes fechados. Os demais locais ficam por conta da legislação estadual — disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

MAIS DOSES DE REFORÇO

A prefeitura também já planeja aplicar a dose de reforço (DR) contra a Covid-19 nas pessoas que estão na faixa dos 50 anos a partir de janeiro de 2022, o que depende da chegada de imunizante suficiente.

O governador Cláudio Castro sancionou ontem a lei que permite a Secretaria estadual de Saúde a criar esses critérios em relação ao uso de máscaras durante a pandemia. O projeto havia sido aprovado no dia anterior pela Assembleia Legislativa do Rio. Castro considera essa flexibilização parcial um “motivo de celebração”. Segundo ele, em nota, “a medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”.

Rio | Tempo

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282230898904878

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.