Infoglobo

Um esquema de propina para fechar os olhos de quem fiscaliza

A Operação Quinto do Ouro, desdobramento da LavaJato no Rio, foi desencadeada em 2017 a partir da delação premiada de Jonas Lopes de Carvalho, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado. Segundo o relato dele, desde os anos 2000 haveria um esquema de corrupção no órgão de fiscalização, com o pagamento de propinas aos conselheiros para encobrir falcatruas no Executivo. Entre os corruptores, estariam empresas que forneciam quentinhas aos presídios e refeições para as escolas estaduais. Na ocasião, dos sete titulares do TCE, apenas a conselheira Mariana Montebello não foi atingida pelas denúncias de Jonas Lopes.

Os conselheiros José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar, José Maurício Nolasco, Aloysio Neves (presidente à época) e Domingos Brazão (então vice-presidente) ficaram nove dias presos. A Polícia Federal cumpriu ainda a condução coercitiva para depor do então presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, que morreu em maio deste ano. Segundo a delação, o político teria ajudado a montar o esquema de propinas, rateando os recursos desviados. Os conselheiros receberiam 1% dos valores dos contratos, além de dinheiro de empresas de ônibus.

Na época, foram ouvidos ainda empresários do setor de transportes e donos de empresas com contratos com o estado. O delator escapou de ser preso e, meses depois, se aposentou. No contracheque de setembro, ele ganhou R$ 36.309,08 brutos.

Domingos Brazão, que foi beneficiado agora pelo STF, foi eleito para o TCE em 2015 depois de dois mandatos como deputado estadual. Na juventude, foi office boy.

Sua primeira vitória nas urnas foi em 1996, quando conquistou uma vaga na Câmara Municipal. Ele sempre teve sua base eleitoral em Jacarepaguá.

O nome Quinto de Ouro, usado pela PF, é uma referência ao imposto que a Coroa portuguesa cobrava dos mineradores no Brasil Colônia. O tributo correspondia a 20% de tudo que era extraído.

Rio

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282080575049518

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.