Infoglobo

Ódio ao suco verde

Priscilla Primi Nutricionista, mestre pela Universidade de São Paulo @nutricaocomgosto

Isso mesmo que você leu, caro leitor: eu, nutricionista, com mais de 20 anos de experiência, mestra e graduada por uma das mais conceituadas universidades do Brasil, detesto suco verde. Não gosto do sabor, da aparência e, principalmente, do simbolismo que tem: a validação do estilo de vida saudável, fit, vegan, “plant based” ou o que mais pode representar o seu consumo.

Invenção americana, surgiu nas “delicatessens” de Nova York próximas a Wall Street, como opção para que os workaholics, que, sem tempo para fazer uma refeição saudável, conseguissem ingerir algo rápido, nutritivo e com poucas calorias. Logo, a bebida chegou ao Brasil com a promessa de emagrecer e limpar o organismo, ganhando adeptos e se consagrando como a bebida da vez.

Não oriento o paciente a tomar suco verde e há razões para isso: quem tem tempo, às 6 horas da manhã, de higienizar, cortar, bater os alimentos e coar o líquido? E ainda lavar liquidificador, peneira, faca, copo? O paciente, empolgado com a ideia de beber algo saudável, pode até seguir por um ou dois dias, porém, à medida que ele percebe o trabalho que dá, desiste. Se não tem o hábito de ingerir hortaliças e frutas, que tal ingerir os ingredientes do suco verde dessa maneira? Couve refogada com arroz e feijão preto, suco de limão ou abacaxi com gengibre, maçã assada com canela ....

Muitas empresas já comercializam a bebida pronta para o consumo. Mas é importante ressaltar que, após 6 horas de preparo, há perda de cerca de 20% da vitamina C em razão do contato com o ar e a luz. O ideal seria fazer e consumir em seguida, o que normalmente não acontece.

Ao ingerir esses alimentos na forma de suco, coado, perde-se boa parte das fibras alimentares, que são compostos de origem vegetal, importantes para saciedade, no controle do nível de açúcar e do colesterol no sangue, na melhora da função do intestino e também na prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardíacas. Influencers, blogueiros e alguns profissionais o denominam suco “detox”, a fim de reforçar o seu consumo, acreditando que a bebida tenha o poder de “limpar” o corpo, principalmente se tomado em jejum. Não! O suco não tem essa capacidade. O verdadeiro responsável por isso é o nosso corpo, principalmente fígado, rins e intestino, que naturalmente, fazem a seleção do que deve e do que não deve ser aproveitado. O que não serve para o organismo é eliminado através das fezes e da urina. Isso ocorre independentemente do que é consumido.

Infelizmente, não há alimento milagroso. Nenhum nutriente é capaz, sozinho, de emagrecer, desintoxicar, prevenir ou curar doenças. Para emagrecer, a conta é simples: a ingestão tem que ser menor que o gasto energético. Explico aos meus pacientes que o nosso corpo é como a conta corrente bancária: para emagrecer é preciso estar com saldo negativo. Se entrar menos e sair mais, há a perda de peso. As inúmeras dietas que existem, entre elas o jejum intermitente, low carb e cetogênica, têm como objetivo aumentar a saciedade com menos alimento. O suco verde, por ser pobre em calorias, se usado como substituto do café da manhã, até pode ajudar a emagrecer. Isso se dá não pelas propriedades específicas dos componentes e, sim, pelo déficit calórico da substituição do pão, manteiga, leite e fruta.

Se você já incorporou o hábito de tomar suco verde pela manhã, gosta, sente-se bem e, nas outras refeições, faz escolhas saudáveis, continue assim. O meu alerta é para as pessoas que, após tomarem a bebida matinal, sentem-se liberadas para cometerem excessos nas outras refeições. Se não gosta, como eu, fique tranquilo: existe uma infinidade de outras maneiras de ingerir frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de que a saúde é fruto do estilo de vida que temos: alimentação saudável, prática de exercício físico, sono regular, bem-estar mental e social.

O suco “detox” não tem a capacidade de limpar nosso organismo. O responsável por isso é o nosso corpo com o fígado, rins e intestino

Saúde

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282037625376558

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.