Infoglobo

MSD assina acordo que permite genéricos de droga anti-Covid

Novo antiviral poderá ser desenvolvido em 105 países a custo reduzido

Da Reuters

Afarmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme) e o Medicines Patent Pool (MPP), uma organização de saúde pública apoiada pelas Nações Unidas, anunciaram ontem a assinatura de um acordo de licenciamento que autoriza outras empresas a produzirem versões genéricas do molnupiravir, medicamento oral contra a Covid-19 em desenvolvimento.

Segundo a Merck, a licença sem royalties se aplica a 105 países de baixa e média renda, e permite que as fabricantes selecionadas pelo MPP produzam versões genéricas do medicamento, que é uma pílula antiviral desenvolvida em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics.

“Esta é a primeira licença voluntária transparente e voltada para a saúde pública para uma tecnologia médica de combate à Covid-19”, disseram a Merck e o MPP em comunicado conjunto.

Com o acordo anunciado ontem, as empresas poderão solicitar uma licença do MPP, que também inclui transferência de tecnologia, e permanecerão isentas de royalties enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) continuar a classificar a pandemia como “Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional”, informou o comunicado.

INVESTIMENTO MILIONÁRIO

No início do ano, a Merck assinou acordos de licenciamento bilateral com oito fabricantes de medicamentos genéricos indianos. O acordo com o MPP agora amplia a base de manufatura para além dessas empresas. Recentemente, a organização disse à Reuters que há pelo menos 24 farmacêuticas interessadas em produzir antiviral molnupiravir.

A Fundação Bill & Melinda Gates comunicou, na última semana, que investirá até 120 milhões de dólares para dar o pontapé inicial no produção de versões genéricas do molnupiravir e ajudar a garantir que os países de baixa renda tenham acesso igual ao medicamento.

Desde 11 de outubro, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, está considerando a autorização do uso emergencial do molnupiravir. Nos testes clínicos, o uso do remédio reduziu em 50% o número de hospitalizações e mortes pela Covid-19. A expectativa é de que a solicitação para o aval também seja feita à Anvisa, agência reguladora brasileira.

A Fiocruz afirmou, neste mês, estar em “conversas avançadas” com a MSD para definir um modelo de cooperação técnica que permita a produção do antiviral contra a Covid-19 pela fundação no Brasil.

Saúde

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282029035441966

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.