Infoglobo

Pfizer pedirá aval para imunizar crianças no Brasil

Depois de comitê dos EUA validar vacina para faixa dos 5 aos 11 anos, farmacêutica quer que Anvisa autorize aplicação no país

MELISSA DUARTE melissa.duarte@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA

APfizer anunciou ontem que pedirá aprovação da vacina Comirnaty, contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos no Brasil. A solicitação será enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no próximo mês. A data, porém, ainda não foi definida.

A solicitação segue a linha da que foi enviada ao Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos. Um painel do órgão, formado por consultores independentes, já havia recomendado o uso do imunizante para a faixa etária na última terça.

Crianças e adolescentes representam 32% da população mundial e um quarto dos brasileiros. A autorização poderia impulsionar o combate à Covid no país:

— Apesar de as crianças evoluírem, na sua maior parte, em casos assintomáticos ou leves, algumas podem desenvolver formas graves. Quanto mais pessoas conseguirmos vacinar, melhor para todo mundo — analisa a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília.

Estudo divulgado pela Pfizer/BioNTech mostra que crianças desenvolveram resposta imune robusta diante da aplicação da vacina. Segundo os laboratórios, a eficácia foi de 90,7% contra casos sintomáticos. Ao todo, foram 2.268 participantes de 5 a 11 anos. Apesar de terem menos chances de desenvolver casos graves, essa faixa é crucial para a transmissão, avaliam especialistas:

— Termos vacina para a faixa etária infantil será também muito importante.

Lembrando que é um terço da dose de adultos e os benefícios superam os riscos — declara a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel. — Esse grupo acaba sendo importante na cadeia de transmissão da doença e, para maior segurança do ambiente escolar, a vacinação deles nos ajudará a conseguir um melhor controle da doença.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Isabella Balallai vê o pedido da Pfizer à Anvisa como algo positivo:

— A vacinação das crianças é uma estratégia considerada para o ano que vem —afirma a pediatra.

Até o momento, não há previsão para o Brasil começar a vacinar crianças de até 11 anos contra a Covid-19. Como mostrou O GLOBO, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ainda não projeta uma data e jogou a responsabilidade para a Anvisa.

A agência regulatória negou o uso da CoronaVac, já autorizada para crianças em outros países, para aplicação na faixa de 3 a 11 anos. Segundo a Anvisa, a documentação necessária ainda não foi enviada, e o resultado dos estudos nesse grupo só devem ser finalizados em novembro. O órgão afirma que tem acompanhado a discussão em torno do tema entre autoridades sanitárias internacionais.

Atualmente, a vacina da Pfizer pode ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos no Brasil. Além disso, é a única com autorização da Anvisa para uso em pessoas menores de idade.

Saúde

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282020445507374

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.