Infoglobo

Equinor celebra 20 anos de história no Brasil

Multinacional norueguesa fortalece seus laços com o país na busca por liderar a transição energética no mundo

Para muitos especialistas, o campo de petróleo de Peregrino, localizado na Bacia de Campos, parecia impossível de ser desenvolvido. Por ser pesado e viscoso, o óleo do reservatório era considerado difícil de ser extraído e processado. Foi com esse desafio que teve início a história da Equinor no Brasil, há 20 anos.

Desde então, a empresa já produziu mais de 210 milhões de barris de petróleo em Peregrino. A fase 2 do campo, que deverá ter início em 2022 e vai contar com a instalação de uma terceira plataforma, vai permitir acrescentar outros 300 milhões de barris.

A relação entre a corporação e o país vai além dos investimentos em óleo e gás. A primeira usina solar do portfólio global da empresa fica no Ceará, o Complexo Solar Apodi, que entrou em operação em 2018 e é capaz de gerar eletricidade para cerca de 200 mil famílias.

Enquanto celebra o aniversário da presença no Brasil, a Equinor também reforça seus laços com o país. O ano marca o anúncio da definição do conceito de desenvolvimento do campo BM-C33, na Bacia de Campos, e da decisão final de investimento para o campo de Bacalhau (anteriormente conhecido como Carcará), na Bacia de Santos.

Bacalhau será o maior projeto do pré-sal brasileiro operado por uma empresa de outro país, com produção prevista para ter início em 2024 e perspectiva de receber uma das maiores unidades f lutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO, da sigla em inglês) já vistas no país.

ALTA PRODUTIVIDADE

Fundada na Noruega em 1972, a multinacional atua em cerca de 30 países. Mantém 20 mil colaboradores no mundo, produz 2,08 milhões de barris diários e fornece energia para 170 milhões de pessoas em diversos países.

A empresa se mantém em busca de oportunidades que contribuam para formar um portfólio vigoroso e de baixo carbono. Nesse contexto, outros projetos de energia solar e eólica offshore estão em avaliação no Brasil.

METAS DE SUSTENTABILIDADE

Em termos globais, a Equinor está comprometida a alcançar zero emissão líquida de gases poluentes até 2050, além de aumentar para 50%, até 2030, a participação do investimento bruto em energias renováveis e soluções de baixo carbono.

— Como integrantes do setor de energia, queremos ser parte da solução para combater as mudanças climáticas e enfrentar a descarbonização de forma mais ampla, em linha com as mudanças na sociedade. Por isso, estamos empenhados em liderar o processo de transição energética — informa a presidente da empresa no Brasil, Veronica Coelho.

Ela explica que o Brasil é um país importante dentro da estratégia internacional da Equinor.

— Aqui temos um portfólio robusto, que inclui ativos de óleo e gás em diferentes estágios, além de iniciativas significativas em energias renováveis. Nossos projetos geram investimentos, oportunidades de empregos e desenvolvimento da cadeia de fornecedores — afirma Veronica Coelho, a terceira liderança feminina consecutiva no comando da empresa no país.

Política

pt-br

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

2021-10-28T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281689733025582

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.