Infoglobo

Aluno com deficiência cria ‘dificuldades’, diz ministro

Oministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ontem que algumas crianças com deficiência “criam dificuldades” nas escolas. Ribeiro fez o comentário ao tentar explicar sua declaração sobre alunos com deficiência atrapalharem outros estudantes, dita em entrevista à TV Brasil na semana passada. O comentário gerou críticas e teve repercussão nas redes sociais, mas em um seminário sobre educação híbrida, o ministro afirmou que a frase foi tirada de contexto.

— Quando fiz essa referência, fiz questão de falar que estava colocando entre aspas. O inclusivismo, política do governo anterior, pega a criança com deficiência e joga na sala de aula, sem nenhum preparo, capacitação, preparação do ambiente para receber essas crianças —disse o ministro.

Ribeiro acrescentou que os graus de deficiência têm níveis diferentes:

— Temos, por exemplo, uma criança com Síndrome de Down que chega numa classe e vira celebridade, pela simpatia, pelo sorriso. Mas algumas com autismo severo criam dificuldades para elas e outros alunos.

A nova explicação não poupou o ministro de críticas. Claudia Werneck, da Escola de Gente, que trabalha há 20 anos pela inclusão, afirmou que o direito à educação em uma escola comum não depende de como cada pessoa é:

— O verbo atrapalhar, com aspas ou sem aspas, é inadequado pela perspectiva que temos para a infância brasileira.

Brasil

pt-br

2021-08-18T07:00:00.0000000Z

2021-08-18T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281801402037258

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.