Infoglobo

Centros empresariais se destacam na paisagem

Boa infraestrutura e diversidade de serviços atraem novas corporações e profissionais talentosos

Perto do Centro e de outros bairros da Zona Sul, com estação de metrô, linhas de ônibus para a cidade inteira e uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara, Botafogo atrai diversas empresas para a região. A vocação econômica está presente nos prédios que se misturam à paisagem, como o Centro Empresarial Mourisco e a Torre do RioSul, e a circulação de tantas pessoas movimenta toda uma rede de serviços e comércio no entorno. Empresas de audiovisual, arquitetura, telecomunicações, negócios e instituições de ensino regular e superior, entre outros segmentos, estão entre as que escolheram o local para se fixarem. O edifício RioSul Center — Torre do RioSul é, literalmente, um dos maiores centros empresariais do Brasil, com 167 metros de altura e 44 pavimentos mais o heliporto. Começou a ser construído no final da década de 70 e é considerado um marco da engenharia civil do país, com o design que integra o prédio ao ambiente. O conceito do empreendimento conquistou o engenheiro paulista Diogo Nunes da Silva, de 39 anos, que trabalha em uma empresa do segmento de óleo e gás instalada na Torre.

Com formação em Engenharia Civil, Diogo foi admitido na nova empresa em julho do ano passado, após um processo seletivo e uma entrevista on-line. Em novembro se mudou de São Paulo, sua cidade natal, para o condomínio Morada do Sol com a família, quase em frente à Torre; para chegar ao local de trabalho, basta apenas atravessar a pé o túnel subterrâneo que corta a Lauro Müller.

— Eu vivencio tudo o que Botafogo oferece, moro e trabalho em Botafogo, minha filha estuda no bairro, fazemos exames médicos na região, e o barzibairro nho que mais gostamos é praticamente na nossa rua, na Álvaro Ramos — conta o engenheiro.

Ele acredita que outras oportunidades serão apresentadas no segmento, com a PL do Gás sancionada pelo governo federal. O novo marco regulatório do setor foi sancionado no último dia 8 de abril.

A islandesa Sigridur Hulda, conhecida como Sica, mora em Botafogo desde 94, onde se instalou com o marido e os filhos. Apaixonou-se pelo bairro justamente pela simplicidade da época, quando muitas das lojas eram ocupadas por sapateiros, e, embora estranhe o novo perfil da região, adora a comodidade de trabalhar perto de casa.

— Trabalho um dia por semana em Botafogo e vou a pé. Nos outros dias, leciono na Urca, para onde sigo de bicicleta. É muito bom poder trabalhar tão perto de casa e resolver tudo no próprio também— ressalta a professora de música, que leciona na Escola Britânica. Com um enorme globo na fachada, o Centro Empresarial Mourisco, outra marca registrada do perfil empresarial do bairro, foi inaugurado em 1998, no local que abrigava uma das sedes do clube Botafogo de Futebol e Regatas. Quase no começo da praia, para quem vem da Zona Norte, fica o Centro Empresarial Rio, bem pertinho da sede da Fundação Getulio Vargas. O bairro também abriga diversas empresas de grande porte, como o escritório da Coca-Cola, a operadora de telecomunicações Claro e a produtora de cinema Conspiração.

Zona Sul Para Viver | Rj Botafogo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283158611502115

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.