Infoglobo

Comércio tem grandes redes e pequenos negócios

Consumidores podem comprar em três shoppings ou em lojas e serviços onde são atendidos pelo dono

Salões de beleza, pet shops, tinturarias, drogarias e papelarias, entre tantos outros serviços, estão à disposição do público em praticamente toda esquina de Botafogo, um luxo para os moradores do bairro, que também contam com três shopping centers, cinco grandes redes de supermercados, além de supermercados de médio e pequeno porte. Em tempos de pandemia, os pequenos comerciantes contam com o carinho dos clientes, por meio de uma proximidade que persiste mesmo com os novos ares cosmopolitas do bairro, e, claro, o atendimento digital.

A presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), Regina Chiaradia, conta que os pequenos comerciantes sentiram muito o baque das medidas de restrição devido ao coronavírus, mas a criação do grupo Compre do Pequeno, no Facebook, está ajudando a manter muitos negócios de portas abertas. — A comerciante que vende tinta para impressora, por exemplo, viu uma saída, ninguém pedia tinta em casa, agora se pede tudo pela internet. A saída para o comerciante é realmente investir no digital e estimular a empatia — destaca a presidente da Amab. A jornalista Adriana Enne é uma das que apoiam o comércio local. Foi morar em Botafogo há dez anos, na Álvaro Ramos, um trecho um pouco mais pacato da região, e ficou encantada com o comércio de bairro que ainda resistia, gostou ainda mais quando pequenos negócios inovadores f loresceram ao redor. — Acho bacana poder contar tanto com lojas de marcas mais renomadas nos shoppings quanto com mais novas. Com aluguéis mais acessíveis, Botafogo atraiu gente nova e descolada, nos mais diversos segmentos, desde moda a gastronomia, passando por loja de cerâmica e plantas. A pandemia prejudicou alguns desses pequenos empreendimentos, mas temos certeza de que em breve teremos boas surpresas. Fernanda Pio tem 44 anos e, desde sempre, sua rotina inclui o entra e sai de clientes do salão de beleza de sua mãe, Marizette, que dá nome ao negócio da família, o Chez Marizette. Hoje na Rua Paulo Barreto, o empreendimento começou na Rua Guilhermina Guinle há quase cinco décadas.

— Eu e a Camila (irmã de Fernanda) atendemos quatro gerações de uma família: o bisneto, a mãe, a avó e a bisavó. As pessoas do bairro procuram por isso — ressalta a colorista e terapeuta capilar, que é sócia no negócio.

SHOPPINGS

Boa parte do comércio de rua se concentra nas ruas Voluntários da Pátria e São Clemente e nas vias transversais, mas quem prefere shopping centers pode escolher entre três. Primeiro do Rio a ter proporções de megaempreendimento, o RioSul conta com 400 lojas dos mais diversos segmentos, duas praças de alimentação e seis salas de cinema. Já o Botafogo Praia Shopping, ao mesmo tempo em que oferece uma bela vista para a Baía de Guanabara, é perto do circuito comercial mais badalado do bairro. No Casa&Gourmet, o foco é em restaurantes, decoração e design, único na Zona Sul com esse perfil.

Zona Sul Para Viver | Rj Botafogo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283150021567523

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.