Infoglobo

Além das linhas de metrô e ônibus e da ciclovia, muitos percursos poderem ser feitos a pé

Bairro dispõe de linhas de metrô e ônibus e ciclovia para quem vai trabalhar ou curtir a cidade, além de muitos passeios e deslocamentos poderem ser feitos a pé

Amobilidade que Botafogo oferece é um dos pontos altos do bairro. Seja de ônibus, metrô ou bicicleta, é possível se deslocar pela região em questão de minutos. Quem circula pelo bairro está bem servido quando o assunto é transporte sobre trilhos. No quadrilátero que compõe o encontro da Rua Nelson Mandela com as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente, seis entradas levam os moradores à estação de metrô Botafogo/Coca-Cola. Pela estação, passam as linhas 1, que liga a estação Uruguai à Barra da Tijuca, e 2, que conecta o bairro da Pavuna também à Barra. Inaugurada em 1981, a estação de Botafogo, além de integrar as Linhas 1 e 2, oferece extensão até a Gávea pelo ônibus Metrô na Superfície e possibilita o acesso a vários bairros do entorno, como Jardim Botânico, Humaitá e Urca. De acordo com o MetrôRio, concessionária que administra o serviço, entre as 41 estações do sistema, a de Botafogo fica em segundo lugar no ranking de maior regisniel de embarques, ficando atrás apenas da Central. — A estação de Botafogo é extremamente importante para a mobilidade não somente do bairro em si, mas de toda a cidade, pois ela faz a integração entre todas as linhas do sistema. Além disso, possibilita acesso a cartões-postais como o Pão de Açúcar, Parque Lage, Jardim Botânico, entre outros lugares — afirma Dacercado Habib, diretor de Operações do MetrôRio. O transporte público coletivo facilita a vida de quem trabalha perto de outras estações. Embora seja considerado o que há de mais moderno no transporte de massa, o metrô divide o caráter contemporâneo com as bicicletas. Quem gosta de circular ao ar livre pode optar por um meio de transporte mais sustentável, sempre de segurança. O bairro dispõe de faixas para ciclistas em diferentes sentidos. É possível ir em direção à Lagoa pela ciclofaixa passando pelas ruas General Polidoro e Mena Barreto, à Urca e a Copacabana pela ciclovia da orla e aos bairros que vão do Flamengo ao Centro pela pista que liga a praia ao Aterro do Flamengo. A secretária Flávia Pacheco, de 45 anos, usa a bicicleta como meio de transporte durante a semana e para o lazer. Moradora do bairro há 15 anos, ela se diz encantada pela facilidade de deslocamento que Botafogo oferece. Todos os dias Flávia pedala até o trabalho, em Ipanema, pelo trajeto que passa pela Lagoa. Nos fins de semana, ela e o marido pegam a bike para ir à praia, visitar a mãe dela no Catete ou pedalar como latro zer. Um programa que o casal adora é combinar o metrô com a bicicleta:

— Às vezes, fazemos uma esticada até mais longe. Levamos a bicicleta de metrô até São Cristóvão e passeamos pela Quinta da Boa Vista. Fazemos muita coisa pelo bairro também, como ir ao mercado com ela. É sempre um prazer. Diariamente, cruzam as principais vias do bairro linhas de ônibus que ligam Botafogo à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Centro da cidade, à Zona Norte e até a outras cidades da Região Metropolitana. A estudante de Psicologia Letícia Beghini, de 22 anos, faz faculdade na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Antes de a pandemia transformar as aulas presenciais em on-line, ela se deslocava todos os dias rumo à faculdade de ônibus intermunicipal. — Tenho três opções diferentes de linhas de ônibus para ir à aula. Isso facilita muito a minha vida. É um privilégio morar em Botafogo. Poucos bairros têm tantos ônibus como aqui — aponta ela.

Zona Sul Para Viver | Rj Botafogo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283107071894563

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.