Infoglobo

História de nobreza e urbanização

Botafogo abriga casarões antigos e palácios onde viveram moradores ilustres e também grandes obras urbanísticas que marcaram o desenvolvimento da cidade

Antes de deixar o Brasil batendo os sapatos para desta terra não levar nem o pó, a rainha Carlota Joaquina bem que se deleitou em um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. No início do século XIX, as águas da Baía de Guanabara eram consideradas terapêuticas — excelentes para saúde e o equilíbrio mental. A mãe de D. Pedro I gostou tanto de Botafogo que deixou o circuito São Cristóvão-Tijuca, preferido por seus colegas nobres, para se instalar em uma imponente chácara, construída especialmente para ela, o Palacete Abrantes, que ficava onde hoje é a esquina da Rua Marquês de Abrantes com a Praia de Botafogo. Até 1821, quando voltou para Portugal, a rainha se badas nhava regularmente nas águas da enseada. O palacete de Carlota Joaquina foi demolido, mas o do advogado e grande personalidade Rui Barbosa na Rua São Clemente mantém hoje um importante centro de memória e pesquisa sobre a política e a História do Rio e do Brasil. Aliás, o imóvel, pertenceu antes ao padre Clemente Martins de Matos, eminente religioso dos tempos coloniais, que, segundo a historiadora Patrícia Woolley, era praticamente o “dono das terras” do bairro naquele período. O Morro Dona Marta foi assim batizado em homenagem à mãe de Martins de Matos.

EXPANSÃO

A região obteve a expansão comercial, que a caracteriza nos dias atuais, a partir reformas urbanas do início do século X X. Patrícia Woolley relata que o presidente da República na época, Rodrigues Alves, nomeou Francisco Pereira Passos, engenheiro com formação na França e filho de rica família de fazendeiros do café, para comandar a remodelação da cidade, que, apesar da importância econômica, mantinha muitos traços coloniais. — As duas grandes obras do mandato de Pereira Passos (1902-1906) foram a abertura da Avenida Central, atual Rio Branco, e a Avenida Beira-Mar, que tinha justamente a função de ligar o Centro, remodelado e “civilizado”, ao bairro de Botafogo, que, a partir de então, cresceu sobremaneira. Muitos palacetes e mansões foram construídos ao longo da Avenida BeiraMar, assim como nas principais ruas do bairro. Foi esse processo que proporcionou o crescimento comercial e urbano de Botafogo — conta a historiadora, que é mestre e doutora pela UFF. Entre casarões antigos e grandes vias, o bairro revela a História da cidade, desde a formação da sociedade nos tempos coloniais até o rápido projeto de urbanização. Inaugurado em 1952, o Túnel do Pasmado ligou Botafogo à Urca e ao bairro de Copacabana. Nessa época, automóveis e ônibus elétricos circulavam pela Avenida Praia de Botafogo.

Foi também nos arredores da Lauro Miller que se fixou a sede do Botafogo de Futebol e Regatas, que nasceu da fusão do Club de Regatas Botafogo (fundado em 1894) com o Botafogo Football Club (de 1904), onde o melhor driblador da história do futebol, Garrincha, iniciou sua trajetória.

Zona Sul Para Viver | Rj Botafogo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283038352417827

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.