Infoglobo

Ótimas opções para os amantes da vida noturna e da gastronomia

Restaurantes e serviços de alto padrão — e amplamente premiados e reconhecidos — colocam bairro como primeira opção quando o assunto é boa comida

Restaurantes estrelados, chefs renomados e bares descolados alçaram Botafogo à categoria de um dos principais points gastronômicos do Rio e até do Brasil — afinal, trata-se do único bairro do país citado na lista de lugares mais cool do mundo pela revista “Time Out”. O “Guia Michelin” premiou dois restaurantes da Rua Conde de Irajá e laureou outro na categoria Relação Custo/ Benefício. O bairro também se caracteriza pelas opções de padarias de alto padrão, que conquistaram o público com pães artesanais de lenta fermentação.

Todos os novos caminhos da alta gastronomia no Rio levam a Botafogo. Basta consultar o “Guia Michelin 2020” para incluir o bairro, mais especificamente a Rua Conde de Irajá, no roteiro de experiências degustativas. No 191, funciona o Lasai, que recebeu uma estrela e há cinco anos é premiado pelo talento do chef Rafa Costa e Silva. Mais à frente, no 581, o Oteque, comandado pelo paranaense Alberto Landgraf — eleito chef do ano no prêmio Rio Show Gastronomia 2019 —, conquistou duas estrelas. O restaurante Irajá Gastrô, que encerrou as atividades em janeiro deste ano após dez de muitos prêmios, foi um dos percussores da região, mas Pedro Artagão permanece no bairro, com o Cozinha Artagão, no Casa & Gourmet Shopping. Na categoria Bib Gourmand, que consagra restaurantes pela relação custo-benefício, o Miam Miam foi o premiado. Indicada pelo guia desde a primeira edição, a casa na Rua General Góis Monteiro também se destaca pelo charme da decoração, com a mobília retrô do imóvel onde morou uma avó da chef Roberta Ciasca. Chefs consagrados, inovação e espaços charmosos são a marca dos restaurantes que transformaram Botafogo em um polo gastronômico, bom para o público e para quem escolhe o bairro para abrir seu negócio. Nelson Soares se estabeleceu com o Sult, na Rua Fernandes Guimarães, em dezembro de 2019, com espera de mais de uma hora e meia na fila da porta. Na ocasião, a crítica de gastronomia Luciana Fróes participou de um jantar e consagrou o espaço com 4 estrelas. Três meses após a inauguração, no entanto, começava o isolamento social no Rio, devido à pandemia.

— Eu investi no delivery e mudei o horário de atendimento. Antes, o Sult só funcionava de terça a domingo para o jantar. Atualmente, a casa está de portas abertas, com todos os protocolos de segurança, de segunda a segunda, para almoço e jantar. Em fevereiro, o Sult registrou o melhor movimento desde a inauguração — contou o chef e empresário. O restaurante conquistou o público com a cozinha mediterrânea especializada em frutos do mar, com elementos do Pará – influência da família de Soares —, e se diferencia também por sempre usar produtos frescos, além da variedade da carta de vinhos.

PADARIAS ARTESANAIS

O bairro também se caracteriza pelas opções de padarias de alto padrão, que conquistaram o público com pães artesanais de lenta fermentação. A panúmero daria João Padeiro, na Arnaldo Quintela, é uma das que mais atraíram clientes com a onda dos pães de alto padrão. Além das delícias que saem da cozinha, o ambiente retrô deixa o espaço ainda mais atraente. O sobrado onde a padaria se instalou, há 2 anos, é uma atração à parte.

— Um imóvel como este, construído em 1897, na Zona Sul, só existe em Botafogo — afirma o empresário. Ele conta que o público da padaria é muito diversificado, pois reúne tanto jovens descolados quanto famílias que moram há anos nas vilas e nos casarões antigos.

“ANTES, O SULT SÓ FUNCIONAVA DE TERÇA A DOMINGO PARA O JANTAR. ATUALMENTE, A CASA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS, DE SEGUNDA A SEGUNDA, PARA ALMOÇO E JANTAR”

NELSON SOARES

Chef e empresário

Zona Sul Para Viver | Rj Botafogo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282986812810275

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.