Infoglobo

MUSICOTERAPEUTA LANÇA CD QUE MISTURA CANÇÕES POPULARES A BATIDAS INTRAUTERINAS

Musicoterapeuta lança disco com canções populares e sons do útero

NATÁLIA BOERE natalia.boere@oglobo.com.br

Grávida, plena, ao pôr do sol em 1985. É assim que a produtora e musicoterapeuta Virgínia Adams aparece na capa do disco que lança amanhã nas plataformas digitais. Dia mais oportuno impossível. “Na barriga da mamãe” mistura músicas do cancioneiro popular brasileiro, como “Boi da cara preta”, “Se esta rua fosse minha” e “Terezinha de Jesus”, com sons intrauterinos. Além de ajudar a ninar os pequenos, segundo ela o álbum pode servir como um aliado em maternidades e UTIs neonatais, contribuindo na recuperação de bebês prematuros, no desenvolvimento de recém-nascidos e no descanso dos pais.

— Resolvi reproduzir a ambiência sonora deste lugar onde nos sentimos tão seguros e tranquilos. Acalma e acaba entrando em ressonância conosco. Quando ouço, entro em estado de oração — diz Virgínia, moradora do Leblon.

Apesar de estar nascendo só agora, o projeto é antigo, de quando sua filha mais velha, Barbara, hoje com 35 anos, ainda era bebê. Em meados dos anos 1990, a produtora chegou a começar o processo de gravação, mas acabou perdendo os arquivos. A inspiração para a retomada dos trabalhos, em janeiro, foi o primeiro neto, que estava por vir: Otto, filho de Barbara, que tem agora 1 mês e meio.

As músicas são cantadas por Virgínia, e as batidas intrauterinas seriam da barriga de Barbara, mas ela entrou em trabalho de parto no dia da captação. A missão, então, caiu no colo da obstetra dela, Denise Biangolino, que estava grávida de oito meses. Os violões e arranjos são de Dante Carnevale e de Francisco Adnet; e as flautas e clarinetes, de Carlos Malta, que, aliás, se prepara para a chegada do primeiro neto, Benicio, mês que vem.

— Acho que vou ser um avô corujão — diz Malta, enaltecendo o projeto da amiga. — Num momento tão difícil como este, temos que buscar o singelo. Esse disco vai trazer uma atmosfera de tranquilidade e paz para os lares.

Fala, Zona Sul!

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282634625492003

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.