Infoglobo

Sinalização, um outro problema

Prefeitura diz que está revendo todo o sistema

Se no Cosme Velho há como saber quais linhas sumiram ou demoram, em Copacabana, Ipanema e no Humaitá, nem isso. Usuários dos ônibus que circulam por estes bairros têm observado desleixo nas placas de sinalização que ficam nos pontos: são comuns números errados, rasurados, rasgados ou até a falta de indicação. Para Isabel Salgado, moradora do Humaitá, o maior problema é para quem não mora por ali.

—A gente, que anda pelo bairro com frequência, está acostumada, mas os turistas não. A sensação é de que não tem mais BRS. Eles param em qualquer ponto —observa.

Pedro Motta, morador de Copacabana, destaca outro problema. Se na Rua Humaitá, local da queixa de Isabel, os motoristas de ônibus não respeitam a sinalização, em Ipanema e Copacabana alguns pontos nem têm a placa ou estão em péssimo estado de conservação.

— Se fosse no início do isolamento, quando as pessoas estavam saindo menos, a gente relevava, mas não é o caso. A maioria já voltou ao trabalho. A sinalização é muito importante —ressalta.

A Secretaria municipal de Transportes diz que está fazendo a revisão de todo o sistema de ônibus e que vai propor modificações, caso necessário. O prazo previsto para a análise final é 30 de junho. Em reunião com os consórcios, a pasta afirma que as empresas alegam falta de recursos devido à pandemia. As placas serão ajustadas ao final da análise.

A Rio Ônibus, responsável pelos consórcios, informa que sofre um colapso econômico-financeiro, com queda de 50% na arrecadação, e diz que está buscando soluções junto com a prefeitura.

Cidade / Mobilidade

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282587380851747

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.