Infoglobo

Na Zona Sul, usar ônibus virou sinônimo de estresse

Usuários reclamam de placas defasadas, demora e sumiço das linhas

LARISSA MEDEIROS larissa.medeiros.rpa@oglobo.com.br

Pegar ônibus na Zona Sul tem sido um problema para os usuários desse tipo de transporte. Seja pelas linhas, que têm um intervalo muito longo entre os carros ou foram desativadas, seja nas informações defasadas nas placas de sinalização dos pontos do Bus Rapid Service, mais conhecido como BRS.

No Cosme Velho, a demora e o sumiço são comuns. Moradora do bairro há 20 anos, Alice Passos diz que o descaso ocorre há bastante tempo. Rapidamente, ela lembra de cinco linhas que desapareceram. Hoje, quase sempre precisa fazer baldeações ou enfrentar um longo caminho até o destino.

—Para ir até a Tijuca, por exemplo, só nos restou o 422 (sentido Grajaú, do Consórcio Intersul). Mas ele dá uma volta tão grande... Tem lugares onde eu nem sei mais ir, depois que algumas linhas foram desativadas. Dou graças a Deus que estou de home office e não estou precisando atualmente, mas conheço pessoas que precisam sair, não têm carro e estão sofrendo —conta a moradora.

Entre as linhas que desapareceram, Alice cita, do Consórcio Internorte, a 497 (sentido Largo do Machado), a 498 (sentido Circular da Penha, via Glória), a 570 (Santa Rosa/Niterói-Glória); e Troncal 8 (Cosme Velho-Rodoviária). Já do Intersul, foi desativada a linha 584 (Cosme Velho-Leblon, via Copacabana).

Quando o assunto é quase “viajar” dentro do ônibus, Ronaldo Gomes, morador de Santa Teresa, sabe bem como é. Ele conta que, devido ao fim da linha 133 (sentido Largo do Machado, via Estácio), também do Consórcio Intersul, que passava no bairro onde mora, ele precisou buscar alternativa no Cosme Velho: o 583 (sentido Leblon, via Jockey), do mesmo consórcio.

Gomes, contudo, afirma que ficou inviável chegar ao trabalho, em Ipanema, às 7h. Todos os dias, ele sai de casa às 5h e anda de Santa Teresa até o Cosme Velho para pegar o ônibus das 6h30m. O atraso no trabalho, segundo ele, varia, de 20 a 30 minutos por causa do longo trajeto. A alternativa era pegar o 584 (Cosme Velho-Leblon, via Copacabana), do Consórcio Intersul, mas, depois da extinção da linha, a opção foi aceitar o atraso, já que não consegue sair de casa antes das 5h.

— O 584 ia primeiro em Copacabana, depois Leblon e, logo em seguida, Ipanema. Já o 583 vai pelo Jardim Botânico, passa pelo Leblon e só depois em Ipanema. A diferença é de uma hora no trajeto. Era bem melhor antes —diz.

Cidade / Mobilidade

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282578790917155

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.