Infoglobo

Fundo para cineastas inclui Brasil na lista de países com ‘sistema político instável’

Festival de cinema de Gotemburgo, na Suécia, é um dos criadores de programa de apoio

Um dos mais importantes da Suécia, o festival de cinema de Gotemburgo criou, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores do país, um fundo de apoio a cineastas de regiões que consideram ter a liberdade de expressão ameaçada: Brasil, Curdistão, Sudão e Ucrânia. “Durante crises severas, a área da cultura muitas vezes não é priorizada. A pandemia em curso afetou gravemente o acesso aos canais de distribuição, bem como o financiamento para a produção de filmes. Uma situação que pode comprometer a democracia, especialmente em regiões com um sistema econômico ou político instável”, diz o comunicado oficial do fundo europeu, anunciado ontem.

AMEAÇAS CONTRA ARTISTAS

A ideia é distribuir cerca de € 400 mil, por um ano, com inscrições abertas aos candidatos a partir de segunda-feira. O Ministério das Relações Exteriores do país na Escandinávia descreve o projeto como “particularmente relevante em tempos em que a democracia está sob pressão e as ameaças contra artistas estão aumentando em muitas partes do mundo”. A ideia, ainda segundo o governo sueco, “é fortalecer a mídia livre e independente e os portadores da democracia, como os trabalhadores culturais”.

Atualmente, o Sudão, que assinou um acordo de paz entre o governo e organizações paramilitares em meados do ano passado, ainda se vê às voltas com conflitos de uma guerra civil que já dura 17 anos. Na Ucrânia, a região leste vive constante tensão entre movimentos separatistas e forças pró-Kiev, ultimamente escalonada por movimentações do exército russo perto da fronteira. O Curdistão é uma região do Oriente Médio compreendida em áreas da Síria, Irã, Iraque, Turquia e Armênia. Seus habitantes, os curdos, nunca conseguiram uma pátria e sofrem com conflitos na região, principalmente contra militares turcos e o Estado Islâmico.

Segundo Caderno

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282514366407715

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.