Infoglobo

NA LUTA PARA NÃO FICAR FORA DA FESTA

NBA entra na reta final com astros e favoritos ameaçados de não chegarem aos playoffs

MATHEUS RUAS E VITOR SETA esporteglb@oglobo.com.br

Do fim de dezembro até agora, foram pouco mais de quatro meses de disputas. Uma maratona que enfim se aproxima do sprint final. A temporada regular da NBA entra em sua última semana com muitos dos tradicionais favoritos lutando para não ficarem fora da festa justamente em seu momento decisivo. Estrelas como LeBron James, Anthony Davis, Stephen Curry e Jimmy Butler veem suas vagas nos playoffs ameaçadas em uma temporada com a novidade do play-in, o “mata-mata antes do mata-mata”. Finalistas na última temporada, encerrada na “bolha” da Flórida, Los Angeles Lakers e Miami Heat surpreendem negativamente. Os dois estão brigando por uma vaga nos playoffs, mas com sério risco de irem para o play-in. O play-in definirá os quatro últimos classificados aos playoffs —dois em cada conferência. No novo formato, testado na “bolha” e adotado definitivamente nesta temporada, os clubes entre o 7º e o 10º lugar se enfrentarão em confrontos únicos eliminatórios. O sétimo colocado pega o oitavo em duelo valendo a primeira vaga, e o perdedor da partida enfrenta o vencedor do confronto entre 9º e 10º, valendo a segunda vaga. O torneio play-in acontece entre os dias 18 e 21, enquanto os playoffs vão de 22 a 6 de julho. As finais da temporada estão marcadas para começar dois dias depois.

DUAS VAGAS NO OESTE

No Oeste, Lakers e Los Angeles Clippers, sempre apontados como favoritos, ficaram para trás diante do domínio das surpresas Utah Jazz —dono da melhor campanha de toda a liga — e Phoenix Suns.

— O Oeste é tão bom que a classificação pode mudar em apenas algumas rodadas. Você tem que estar focado no que pode fazer — define Quin Snyder, técnico do Utah Jazz. Restam duas vagas aos playoffs na conferência. Lakers, Dallas Mavericks, Portland Trail Blazers e Golden State Warriors estão na disputa. Com os retornos de Davis e LeBron nessa reta final, após longas lesões, a franquia de Los Angeles segue com boas chances de se classificar, mas precisa se afastar dos Blazers, liderados por Damian Lillard, e que têm jogos difíceis contra times no topo da tabela. Quem está mais perto da vaga são os Mavs do astro Luka Doncic. — Não vemos como algo ruim. Precisamos de jogos para nos entrosarmos. Não queremos ir por esse caminho, mas se acontecer, aconteceu — diz Anthony Davis, sobre uma possível ida aos play-ins. Matematicamente, ainda há uma esperança para os torcedores dosWarriors, masa franquia do atual cestinha da liga e candidato ao MVP Stephen Curry (31,6 pontos por jogo) está longe da vaga direta. Precisa ganhar o máximo que puder e secar os três adversários.

No Leste, a disputa também é acirrada. New York Knicks, Atlanta Hawks, Miami Heat e Boston Celtics disputam as três vagas restantes para que não precisem jogar o play-in. Com campanhas muito similares, Hawks e Knicks têm boa vantagem. A milionária franquia de Nova York, vista como patinho feio no início da temporada, se reinventou sob o comando de Tom Thibodeau. Liderada pelo ala-pivô Julius Randle, faz uma das melhores temporadas dos últimos anos. — Randle é uma versão melhorada de Zion Williamson. Nos playoffs, ele será como o greek freak (Giannis Antetokounmpo, dos Bucks). Terão que montar uma parede (de defensores) — aposta o ex-jogador dos Knicks Charles Oakley.

RAULZINHO NA BRIGA

Atual campeão da conferência, o Miami Heat possui uma das melhores defesas do campeonato, protagonizada pelo pivô Bam Adebayo e o armador Jimmy Butler, mas isso não foi o suficiente para garantir a classificação. O provável confronto particular pela última vaga será contra o Boston Celtics, de Jayson Tatum. As equipes se enfrentam duas vezes nessa reta final, e a pouco inspirada franquia de Boston tenta evitar a ida ao play-in, sob o risco de ficar de fora dos playoffs pela segunda vez em 13 temporadas. —Temos outro nível para alcançar. Precisamos chegar lá antes que a temporada vá para o brejo —avalia Adebayo.

Se algumas franquias tentam evitar ao máximo o play-in, outras apostam todas suas forças para chegarem lá. No Oeste, o Memphis Grizzlies aparece como principal candidato a ficar com uma das vagas no torneio de repescagem. A equipe do talentoso armador Ja Morant tem inúmeros confrontos diretos, incluindo contra o New Orleans Pelicans, que perdeu a jovem estrela Zion Williamson na reta final com uma fratura em um dos dedos da mão esquerda. A franquia de Nova Orleans tenta estragar a festa dos Grizzlies ou do San Antonio Spurs, do talentoso DeMar DeRozan.

No Leste, o Washington Wizards do versátil Russell Westbrook e de Bradley Beal, vicecestinha da liga, tem contado também com o talento brasileiro. O armador Raulzinho vem crescendo de desempenho, virou titular e bateu seu recorde pessoal ao marcar 25 pontos diante do Toronto Raptorsnaúlt ima quinta-feira. Em sua sexta temporada na NBA, Raulzinho tem sua melhor média de pontos (8,7) e rebotes (2,4), além de participar mais dos jogos, com média de 21,6 minutos em quadra.

Esportes

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282316797912099

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.