Infoglobo

Conflitos entre palestinos e polícia de Israel deixam mais de 180 feridos

Choque acontece às vésperas de decisão judicial sobre despejo de famílias

Um confronto entre manifestantes palestinos e policiais israelenses nos arredores da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, deixou mais de 180 feridos, acirrando o cenário de tensão na cidade, às vésperas de um aguardado veredicto da Suprema Corte de Israel sobre o despejo de quatro famílias palestinas de uma área no setor oriental, ou árabe, da cidade. Uma expulsão, advertiram as Nações Unidas, pode equivaler a “crime de guerra”.

Por causa da última sextafeira do Ramadã, havia uma grande quantidade de fiéis na região da Esplanada, ou Monte do Templo, como a área é conhecida pelos judeus. Muitos deles permaneceram ali para protestar contra o despejo,e ao cair da noite começou o confronto com os policiais. De um lado, voavam garrafas e pedras, do outro, bombas de gás e tiros de balas de borracha. Dos alto falantes próximos vinham pedidos de calma:

“A polícia precisa parar de usar granadas de efeito moral nos fiéis, e os jovens precisam se acalmar e ficar quietos”, dizia a mensagem. Segundo informações médicas, 178 manifestantes foram feridos, sendo que 88 precisaram de atendimento hospitalar. Entre os feridos, cinco sofreram danos mais sérios, incluindo um homem que perdeu um olho. Seis policiais também ficaram feridos, e as forças de Israel prometeram reagir a ameaças:

— Vamos responder com mão pesada a qualquer distúrbio violento, arruaça ou ataques contra nossos agentes, e vamos nos esforçar para achar os responsáveis — disse uma porta-voz da polícia. O episódio se insere em uma série de conflitos recentes de alta tensão. As cenas se repetem há um mês: após o sol se pôr, marcando o fim do jejum de Ramadã, colonos israelenses trocam insultos com palestinos. Durante a última semana, a polícia tem usado a cavalaria, a tropa de choque e canhões d’água para conter os manifestantes no bairro de Sheik Jarrah, em Jerusalém Oriental, bem ao lado dos muros da Cidade Velha. As autoridades acusam os palestinos de lançarem pedras e coquetéis molotov. Sheik Jarrah é um bairro majoritariamente palestino, mas sedia várias áreas sagradas para os israelenses. A tensão diz respeito a uma audiência judicial, postergada para amanhã, que determinará se o despejo de quatro famílias palestinas ordenado por uma instância inferior será mantido ou se poderá haver recurso. Os palestinos afirmam que vivem em Sheik Jarrah desde 1950, quando foram realocados pela Jordânia após serem forçados a abandonar suas casas em Jerusalém Oriental e Haifa m na guerra de 1948, quando Israel foi criado.

Mundo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282269553271843

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.