Infoglobo

Prefeitura libera praias nos finais de semana

Com nova flexibilização, bares e restaurantes podem funcionar sem restrição de horário e circulação de pessoas deixa de ser proibida entre 23h e 5h. Paes diz que curva de óbitos e casos de Covid está em queda

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES E RODRIGO DE SOUZA granderio@oglobo.com.br

Emm ais uma etapa de flexibilizaçãodas medidas para conter o avanço da Covid-19, a prefeitura liberou ontem o banho demar e de sol nas praias nos finais de semana. Num novo decreto publicado ontem, o prefeito Eduardo Paes, também acabou coma restrição de horário para o comércio e para o funcionamento de bares e restaurantes. Além disso, casas de espetáculo podem abrir as portas com 40% da capacidade, se forem ambientes fechados. No caso de locais abertos, o público pode chegara 60%. As novas regras estão em vigor desde as primeiras horas de ontem e têm validade até o dia 20 deste mês. Paes justificou o relaxamento das medidas sanitárias dizendo que a curva de óbitos da doença, assim como ade confirmações de casos, continua em queda, como mostram as séries históricas da prefeitura. Anteontem, o estado do Rio de Janeiro confirmou 333 novas mortes de Covid-19 além de quase de 9,2 mil novos casos da doença — o maior recorde de toda a pandemia. Segundo o prefeito, o número foi alavancado pela capital e decorre de um atraso nas notificações de Covid-19 por parte da Secretaria municipal de Saúde. —Tive essa informação (do recorde) ontem(qu in ta)à noite, quando já tínhamos decidido por algumas flexibilizações. Ontem, a secretaria acelerou o processo de digitalização, portanto o recorde de notificações não significa um recorde de ocorrências. Já falei para a secretar iaque não podemos ter atraso nas notificações — disse Paes.—Éumesc larecimento com pedido de desculpas. Queremos agir com toda transparência. Os fatos nos permitem tomar as decisões que tomamos.

O novo decreto, publicado em meio à descoberta de uma nova variante no estado( da cepa P .1.2, uma alteração na linhagem P .1, que surgiu em Manaus), libera a circulação de pessoas em áreas públicas das23hàs5h.Nasp raias, a atuação do comércio ambulante — vendedores e barraqueiros —volta a ser permitida. Antes, essas atividades só eram autorizadas durante a semana. As áreas de lazer também podem abrir aos domingos. Embora não haja mais restrições de horário para atividades econômicas, apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e quiosques ficam restritas até as23h. Ainda foi liberada a realização de eventos em espaços particulares.

Seguem suspensos boates, danceterias e salões de dança; rodas de samba efes tasque necessitem de autorização transitória; e a entrada de veículos de fretamento no município, com exceção dos que prestam serviços para funcionários de empresas ou hotéis.

Rio | Tempo

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282089164645411

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.