Infoglobo

Os destaques do GLOBO em 2020

Editores do GLOBO elegem os melhores trabalhos do jornal num ano marcado por múltiplas crises no Brasil e no mundo

Em ano de múltiplas crises no Brasil e no mundo, editores elegem as melhores reportagens publicadas no jornal.

Ahumanidade parou, mas o jornalismo não — muito menos O GLOBO. O ano de 2020, um marco histórico devido à pandemia de Covid-19, foi importante não só pela crise sanitária mundial como por múltiplas adversidades, com reflexos nítidos no Brasil, em campos como a política, a economia e a vida em sociedade. Os abalos profundos geraram repercussões coletivas e individuais, sobre as quais repórteres e fotógrafos se debruçaram incansavelmente ao longo de 366 dias. Além da atenção do público ao jornal, o mais lido do país, o reconhecimento pelo esforço ocorre por meio da escolha dos melhores trabalhos do ano, eleitos pelos editores da publicação. O principal prêmio da temporada foi dedicado a uma série de reportagens em que o repórter especial Rafael Soares revelou que, desde 2018, em média, um político morre por semana no país. O pano de fundo desse violento cenário, conforme a publicação de novembro, envolve a infiltração do crime organizado, as rivalidades locais e as disputas por terra. Com registros do fotógrafo Guito Moreto, a história foi contada por ângulos diversos do Rio de Janeiro, onde ninguém foi condenado pelos crimes contra políticos nos últimos três anos, bem como de Pernambuco e do Pará, onde a equipe esteve em meio às eleições municipais.

AÇÕES INTERATIVAS

A escolha de prefeitos e vereadores, registrada em novembro com ampla cobertura nacional,também rendeuàeq ui pedo GLOBO o prêmio de melhor Impacto Digital. Durante as votações em primeiro e segundo turno, nos dias 15 e 29 daquele mês, os conteúdos do jornal foram visualizados quase 12 milhões de vezes na internet. Além do tradicional dia adi apolítico que antecedeu a ida às urnas, foram criadas ações personalizadas para o leitor, como o teste que ajudou a escolher candidatos ao Legislativo com base em bandeiras e posições ideológicas. A interatividade marcou a categoria Inovação, que contemplou a ferramenta“Qualé o seu lugar na fila da vacina?”, desenvolvida e desenhada pelo editor-executivo Alessandro Alvim e pelo especialista em produtos digitais Simon Ducroquet. Responsáveis por indicar quando o usuário poderá receber o imunizante contra a Covid-19, a depender de sua faixa etária, comorbidades e outros fatores, os dados para a plataforma foram elaborados pela repórter especial Ana Lucia Azevedo e pela repórter trainee Raphaela Ramos. O trabalho em grupo foi acessado por quase nove milhões de pessoas.

EXCELÊNCIA GRÁFICA

Na categoria Imagem de 2020, os editores escolheram ilustrações referentes a dois marcos assustadores deixados pela Covid-19 no país: as primeiras páginas do GLOBO de 11 de maio, quando atingimos a marca de dez mil mortos, e de 8 de agosto, quando o número chegou a cem mil — hoje, está na casa dos 417 mil. As publicações foram idealizadas pelo diretor de redação, Alan Gripp, pelo editor-executivo Alessandro Alvim e pelo editor de diagramação Télio Navega. Na primeira ocasião, há um ano, a edição foi iniciada com um memorial, produzido em parceria com o site Inumeráveis, que listava os nomes dos mortos e suas histórias devida, humanizando as estatísticas da tragédia. Na segunda ocasião, em agosto, imagens das vítimas foram utilizadas para formar o rosto de Rosana Aparecida Urbano, de 57 anos, a primeira brasileira morta pelo novo coronavírus — o trabalho foi premiado pela “ÑH 2020”, concurso anual de design gráfico para a América Latina, Espanha e Portugal. Na categoria Integração, os editores destacaram a cobertura da morte do jogador argentino Diego Maradona, aos 60 anos, vítima deparada cardiorrespiratória em novembro. A despedida do craque, um dos maiores da história do futebol, figurou com repercussões, análises e registros históricos nas páginas do GLOBO, do Jornal Extra e da Revista Época, produzidos pela Redação Integrada. No Extra, o melhor trabalho foi do repórter Rafael Nascimento de Souza, que mostrou, em janeiro, milicianos tentando interferirem julgamentos através de uma estagiária infiltrada na Defensoria Pública do Rio. Na Época, venceu a reportagem sobre a evolução do patrimônio de Ana Cristina Valle durante seu casamento com Jair Bolsonaro. O trabalho foi dos repórteres especiais Juliana Dal Piva e Chico Otavio.

Primeira Página

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281728387392547

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.